segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Resenha - A Bela e a Fera 3D


Em primeiro lugar, gostaria de começar esse post dizendo que sim, eu sou infantil. Sim, eu fiz meu pai me levar pra assistir á um desenho super velho da Disney no cinema, justo quando ele achava que eu já estava grande o bastante pra não ver mais filmes que o fazem dormir. Pois é, mas ainda não foi dessa vez (embora ele não tenha dormido, mas acho que isso foi porque eu ficava cantando as músicas... ou por causa do óculos 3D).
 Mas enfim, mesmo todo mundo já sabendo de cor a história, eu quero falar sobre ela, pois acho um dos melhores contos de fadas de todos os tempos, pelo simples fato de que ele não é machista. Quer dizer, a protagonista não fica lá dormindo e esperando um príncipe encantado ir acordá-la, porque ele é o magico, o bonzão, o blablablá. Não, a Bela é completamente diferente desse esteriótipo de princesa doce e indefesa. Ela vive no mundo da Lua, adora livros e sonha, mais do que tudo, em sair do vilarejo em que vive. Mesmo sendo constantemente irritada por Gastón (mas ele preferiria que eu dissesse cortejada, já que se acha a última bolacha do pacote), Bela nunca demonstrou o mínimo de interesse por ele. Vivia sua vida pacata, ajudando o pai com suas invenções e devorando um livro por dia.
 Mas sua vida tem uma reviravolta quando seu pai se perde na floresta, e é raptado por uma Fera terrível. Bela, ao ir procurá-lo, descobre que o castelo em que o monstro vive, tudo é meio esquisito. Quer dizer, os móveis se mechem. E falam. Mas tudo isso sumiu quando Bela viu seu pai encarcerado numa cela. Ela implorou á Fera para que o soltasse, e que a deixasse em seu lugar, que ela seria para sempre sua prisioneira, e o monstro aceitou. No começo, ele era rude, e não queria ter o mínimo contato com a garota, mesmo que seus criados (leia-se: o castiçal, o relógio e o bule) dissessem que ela seria a tal que quebraria a maldição.

 Com o tempo, porém, Fera passou a gostar de sua hóspede (sim, gostar), mesmo repetindo a si mesmo incessantes vezes que ela nunca se apaixonaria por um monstro como ele. Mas aconteceu, pois Bela conseguiu ver que, por trás daquele jeito rude e até meio arrogante, existia um homem de bom coração. Resumindo, eles dançam ao som daquela música clássica (que eu cantei inteira no cinema! Hahahaha), e então a Fera quase morre, e Bela enfim diz que o ama, bem quando a última pétala da flor cai, e então ele se transforma no príncipe que era a princípio. Sim, é um final feliz, de uma história clichê já contada várias vezes, mas não deixa de ser emocionante.
 Houveram apenas duas coisas das quais não gostei ao ver o filme. Uma delas foi que não ficou claro se a Bela sabia ou não que a Fera tinha a maldição, ou se ela só soube quando ele se transformou. Quer dizer, ela viu a rosa, mas não fala no filme se conseguiu ligar uma coisa á outra (e quem ligaria? Essa rosa quer dizer que ele era um homem muito arrogante, que foi amaldiçoado por uma feiticeira para que ele se tornasse tão feio por fora quanto era por dentro. Nem Einstein faria isso facilmente). E outra coisa foi o 3D. Como a criança crescida que sou, não vejo utilidade nenhuma num filme 3D em que as coisas não voam na sua cara (embora não houvesse o que voar, afinal era a versão original do clássico). O efeito só ficava por conta da profundidade, mas consegui ver uma boa parte do filme sem os óculos.

Mais do que tudo, esse filme me faz levantar a seguinte questão: Será que existiam pessoas como a Bela na época em que se passa a história? Quer dizer, alguém que não vive naquela vida de "vou crescer e arrumar um marido, e então vou ficar em casa cuidando dele e de nossos filhos", mas sim que sonhava com um tipo de vida diferente, com sonhos maiores do que a realidade da época (como Gastón disse no filme "Bela, você não deve ler, logo passará a ter ideias"). Acho que é muito fácil criar uma história quando já se está no século XX, falando sobre uma época passada, mas é muito mais real quando se vive lá (não que eu esteja criticando a obra do gênio Walt Disney, mas enfim). O que vocês acham: Bela existiu, ou foi simplesmente uma obra de ficção, uma pessoa tão irreal quanto a história? Deixem suas opiniões nos comentários (:

Beijos
Gabs

2 comentários:

  1. Filha, agora entendi o porque de vc ter ido assistir esse filme...Você é a Bela...rsrsrs De verdade. O jeito dela lembra muito vc. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha também achei um pouco.. tudo bem, bastante, hahaha. Tb te amo <3

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template