terça-feira, 25 de setembro de 2012

Codinome Cassandra, Meg Cabot (série Desaparecidos #2)

Título original: Code Name Cassandra
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Juvenil
Número de Páginas: 286
Ano de Lançamento: 2001
Nota: 9/10

Faz um ano que um raio atingiu Jessica Mastriani, e aparentemente sua vida voltou ao normal. Depois de dizer aos oficiais do FBI que não tinha mais poderes de encontrar crianças parecidas, ela e sua melhor amiga Ruth estão passando férias tranquilas em um acampamento de música. Ok, não tão tranquilas assim. A verdade é que Jess se candidatou á um emprego de verão, tendo que ser monitora de um chalé cheio de garotos insuportáveis, precisando apartar brigas e tentar se manter longe de confusão. Junte isso ao fato de que seu "amigo" da detenção, Rob Wilkins, ainda não quer nada com ela, pois isso criaria problemas na sua condicional, e suas férias estão visivelmente terríveis. Mas tudo que é ruim, pode e vai piorar. 

Ok, antes de nada, preciso avisar que essa resenha poderia ser definida em, simplesmente: é Meg Cabot, fim. Só pro caso de não ficar muito boa, porque eu realmente não sei como falar de livros da Meg porque, bom, é a Meg.

Mas deixando de lado esse meu amor, preciso confessar: Não, nem todos os livros da Meg são incríveis, geniais, ótimos, nota 10. Alguns - não um ou dois, alguns mesmo - são nota 9, e pra uma fã, isso corta meu coração, mas é a verdade, e a própria série Desaparecidos é um triste exemplo.

A narrativa da Meg é ótima, como sempre. Você realmente entra na personagem, tem aquela proximidade gigante que não existe com muuuuitos livros (principalmente esses que falam sobre coisas sobrenaturais, o que não é exatamente o caso dessa série, mas enfim. Sempre os acho muito impessoais, mesmo os narrados em primeira pessoa), mas mesmo assim, não tem aquela coisa que te prende, como acontece com vários livros dela (cof cof, A Mediadora, cof cof).

Outra coisa que eu percebi e que não me agradou foi que o livro não tem um ritmo bem definido. Sabe quando você lê os livros da Meg e do meio pro fim já não dá pra largar? Codinome Cassandra não tem isso. Uma boa parte do livro é simplesmente a Jess apartando brigas entre dois garotos do acampamento, é quase um daqueles livros que não tem nenhum fator sobrenatural ou, sei lá, diferente (porque eu não sei em qual área entra "a garota atingida por um raio que encontra crianças desaparecidas"), e conta apenas a vida da personagem. E então vem o conflito, mas ele acaba rápido, e ainda faltam 100 páginas no livro. Você fica tipo "mas o que????", e o ritmo diminui. Então BAM! vem o problema de verdade. Acho que muita gente acharia isso legal, mas eu não gostei, porque não é exatamente o estilo dela.

Mas enfim, com tantas críticas, eu esqueci de falar do quanto o livro é bom. Sim, ele é ótimo, a Meg continua sendo incrível demais e o Rob Wilkins, embora não seja O mocinho mais fofo do mundo (cof cof, ele não é o Jesse, cof cof), mas é realmente um amor.

Enfim, espero que tenham gostado!
Beijos
Gabs

0 comentários:

Postar um comentário

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template