quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resenha - Jogos Vorazes

Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco
Nota: 10

Acho que estava demorando pra eu fazer esse post, não é? Quer dizer, o blog deve ter umas duas semanas e eu não mencionei uma palavra sobre essa série! Isso porque Jogos Vorazes se tornou uma das minhas séries literárias preferidas dos últimos tempos, e quem me conhece sabe que não consigo falar sobre outra coisa que não seja isso. Mas enfim.
 O livro se passa numa América do Norte futurística, chamada Panem, que foi dividida em 13 distritos, cada um com uma atividade diferente que os dá lucro, e todos comandados pela Capital, a rica e poderosa. É tipo uma ditadura, mas mil vezes pior do que as que você aprende nas aulas de história. Mas então, um belo dia, esses distritos decidiram se rebelar contra a Capital, porém essa conseguiu detê-los, acabando com o Distrito 13, de energia nuclear. Para mostrar o quanto eles eram poderosos, decidiram criar os chamados Jogos Vorazes, em que cada Distrito deve enviar um garoto e um garota até a Capital, então todos são trancados dentro de uma arena e tem que lutar até a morte e o último sobrevivente fica muito rico. Mas o chocante é: Esses Jogos assassinos são tratados como um reality-show, uma diversão gigante, na Capital.
 Bom, esse é o universo inicial do livro. A personagem principal, Katniss, vive no Distrito 12, o produtor de carvão. Seu pai morreu nas minas, e desde então sua mãe ficou meio doida-depressiva, de modo que ela tem que sustentar á ela e a irmã mais nova - Prim - sozinha.
 Tudo muda no dia da colheita - que era o nome dado para o "feriado" representado pela seleção dos jovens pro reality - quando Prim é escolhida para participar dos Jogos. Katniss, no desespero, acaba se voluntariando, para salvar a irmã, que nunca conseguiria sobreviver áquele pesadelo. Então ela e o tributo masculino - o padeiro maravilhoso e a principio misterioso, Peeta Mellark - vão rumo á Capital, junto com o mentor Haymitch e Effie, que é da Capital. Não vou dizer mais nada sobre a sinopse para não acabar com a surpresa. 
 Enfim, Jogos Vorazes foi um dos melhores livros que li em 2011, recomendo ele á qualquer pessoa, afinal tem tudo que todos podem querer: Aventura, mortes sangrentas, drama, vilões legais e romance. Tudo isso junto! A narrativa de Suzanne Collins é absolutamente incrível, ela faz você sentir as emoções dos personagens como poucos autores conseguem, não dá pra parar de ler até o livro chegar no fim, e então você vai sair correndo pro primeiro shopping que encontrar, para comprar a continuação. 
 Aliás, ele foi recentemente adaptado para o cinema, e estreia dia 23 de março. Mas isso é assunto para outro post!
"Não escrevo livros para adolescentes. Eu escrevo livros de guerra. Para adolescentes" Suzanne Collins 

6 comentários:

  1. Sabia que era só uma questão de tempo até você falar de Jogos Vorazes! Enfim, ótima resenha e concordo plenamente com tudo o que você disse. Como não amar Jogos Vorazes, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha né, tava até demorando! Mas verdade, não tem como não se apaixonar por essa série, pelos personagens, ambiente.. tudo, é perfeito! E obrigada pelo comentário e por ter lido (:

      Excluir
  2. Caramba! Adorei! Até eu fiquei com vontade de ler os livros...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. magina vc nunca fala desses filme kkk
    adorei é verdade ate deu vontade de ler os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não não, quase nada, hahahaha e vlw pelo comentário, gabs (:

      Excluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template