domingo, 15 de abril de 2012

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom



Autora: Sophie Kinsella 
Editora: Record (mas o meu foi edição do bestbolso)
Nota: 8


Começo falando sobre uma pequena polêmica literária: Os livros de bolso. Muita gente não gosta, diz "são muito pequenos", "a letra é minúscula" ou "parece que cortaram a história". Confesso, eu era uma dessas, embora o motivo de eu não comprar livros assim era só porque ia ficar feio na estante. Mas então viajei num feriado aí pra Riviera, e fui num shopping lá. Entendam, tudo ali era perfeito (Riviera, não o shopping. Bom, o shopping também), então quando entrei na livraria, tive uma crise de PCL (Preciso Comprar Livros). Mas tudo ali era caro porque: 1 - Riviera é bem cara e 2 - livros são caros em qualquer lugar. Mas então tinham os de bolso. Precisava voltar pra São Paulo com pelo menos um livro, mas não muito caro, e estava em busca do primeiro da Becky por um tempão. A moral da história é: sim, ele fica feio na estante, mas pra uma pessoa que vive em economia eterna, livros de bolso são uma salvação. E não, não cortam parte alguma da história.

Mas enfim: Rebecca Bloom é jornalista em uma revista financeira. Ela simplesmente detesta seu trabalho, e como bem diz no livro, só está trabalhando ali porque é onde os jornalistas que não conseguiram nada vão: área de finanças. Mas tem um porém: Becky tem um sério problema de consumismo. O gerente do banco vive lhe mandando cartas, enquanto ela as devolve dizendo que está com algum tipo de doença, enquanto não consegue sair das lojas de roupas. Com o tempo, as dívidas aumentam, enquanto Becky vive no mundo da lua, pensando em mil e uma maneiras de ganhar mais dinheiro (o que gera muitas risadas porque... bom, ela mais sonha do que faz as coisas, e quando faz dá tudo errado) e tentando não dizer á ninguém a verdade sobre sua incapacidade de controlar a conta bancária. Rebecca tenta impressionar a todos se mostrando culta e conhecida, o que só a faz se meter em mil confusões super engraçadas.

Eu realmente achei o livro ótimo, não conta a mesma história do filme (embora eu não me lembre muito do filme. Só acho que ela viaja pra algum lugar, mas nesse livro não tem viagem nenhuma) mas é muito bom. Becky é uma daquelas pessoas totalmente sonhadoras, que só sai da Lua quando é pra comprar alguma coisa (quem nunca?), e dá pra se identificar muito com ela. Quer dizer, duvido que você aí rasgue cartas do cartão de crédito por medo de respondê-las, mas qualquer um já teve seu momento consumista compulsivo, em que comprar a coisa é muito melhor do que usar a coisa. Não dou 10 ao livro porque esperava um pouco mais de comédia (ainda vivo á espera do dia em que algum outro livro me faça rolar de rir como Ela Disse, Ele Disse, da Thalita Rebouças, fez) e de romance, mas tirando isso, o livro é ótimo, e a narrativa da Sophie é perfeita.

E um beijo pra você que não considera chick-lit um gênero literário. Aproveite e siga esse beijo até o Tártaro (:

Espero que tenham gostado, sintam-se livres para comentar (:
Beijos
Gabs

P.S. - não julguem a qualidade da foto, acabei de tirá-la porque no Google não tinha nenhuma boa pra colocar (e essa aí também não ficou boa, mas enfim).

4 comentários:

  1. Tem o filme né? Eu acho que já vi... eu curti mais ou menos. O livro é melhor?
    http://controlleuniversal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, mas acho que as histórias são bem diferentes (não lembro direito, haha), mas os dois são bem legais (:

      Excluir
  2. Oieeeeeeee Amo o seu blog, é bem legal... Ve o meu? Diz se gosta? E se gostar MESMO (olha a falsidade - brincadeirinnha) indica? Adoro seus posts... e esse me deu vontade de amentar minha lista de "livros que TENHO que ler"! (Já ta enorme... kkk)

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, obrigada, que bom que você gostou (: Eu vi o seu blog, achei muito fofo e já segui! Em breve nós faremos outro post de indicações, e podemos te colocar lá (:

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template