segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os Relógios, Agatha Christie

Título Original: The Clocks
Autora: Agatha Christie
Editora: Grupo Editorial Record (Edição BestBolso)
Gênero: Policial
Número de Páginas: 280
Ano de Lançamento: 1963
Nota: 10

É uma manhã tranquila quando se ouve no número 19 da Wilbraham Crescent, Inglaterra, um grito. Um corpo na casa de uma mulher cega, a Mrs. Pebmarsh fora encontrado por Sheila Webb, uma datilógrafa que fora chamada para prestar serviços ali naquele dia. O mais intrigante do crime é que, na sala em que o homem estava, há quatro relógios, todos eles marcando o mesmo horário, os quais Mrs. Pebmarch tem certeza que não estiveram sempre ali (pois, mesmo sendo cega, ela conhece muito bem cada canto da casa). O agente do serviço secreto Colin Lamb acaba se envolvendo com o crime, que parece muito complexo, ainda mais quando duas outras mortes ocorrem em circunstâncias também suspeitas. Ele então desafia seu amigo Hercule Poirot, personagem já consagrado dos livros de Agatha Christie, a resolver o caso, sem nem mesmo sair de seu escritório, apenas ouvindo os fatos e especulações da polícia. 

Já fazia tempos que eu estava querendo ler algum livro da Agatha, já que todo mundo vive falando bem. E é óbvio que não podia ser diferente: simplesmente AMEI! Primeiramente, eu acho que livros policiais são o tipo que, se você lê um, tem vontade de ler 20. A cada página ele te cativa e, ok, confesso, pode até te assustar se a trama for realmente boa. Esse foi o primeiro livro policial de verdade que eu li, e viciei totalmente. 

O que eu fiquei mais maravilhada, é que a narrativa da Agatha Christie não é só boa, ela também é atual. O livro foi escrito à quase 50 anos, e parece que é um lançamento. Tudo bem, o diálogo entre os personagens é bem formal, mas qualquer um que já viu filmes ou leu livros que se passam na Inglaterra, sabe que aquele é o modo que eles falam. Até os temas que rodeiam as conversas dos vizinhos da Wilbraham Crescent são assuntos meio presentes no nosso cotidiano, numa linguagem não muito difícil de entender (mesmo com a formalidade). Toda hora eu tinha que me relembrar que aquele era um livro antigo e não um atual, no máximo da década de 90. 

Também percebi que Agatha tenta manter uma distância entre os personagens e o público, mesmo nos capítulos que são narrados pelo próprio Colin, só se entra dentro do pensamento de cada um quando é algo pertinente ao caso; muito poucas vezes fala-se sobre um assunto diferente. Acho que todos os livros desse gênero tendem a se prender essencialmente ao crime, sem fazer rodeios, no máximo um relato curto sobre a vida do personagem, especialmente quando isso também vai colaborar com o caso. De qualquer jeito, achei a narrativa dela bem interessante, porque quem está lendo um livro sobre mistério quer que o solucionem, e não que fiquem de blábláblá sobre um assunto sem importância.

Espero que gostem, o livro é bem antigo mas realmente valeu a pena (:
Beijos
Gabs 

2 comentários:

  1. Esse ano eu também li meu primeiro livro da Agatha, eu li "O Natal de Poirot, que foi um assassinato durante o natal e todos desconfiavam que foi alguém da familia. Eu não sou muito fã de policiais, mas Agatha te conquista tenho outros 2 livros dela pra ler aqui.

    Beijos
    Thaila
    http://onlycrazygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. queria muito ler esse livro, o Poirot é genial e nesse que eu li ele não teve assim taaaaaanto destaque (quer dizer, ele resolveu o crime, mas foi só). Obrigada pelo comentário e adoro o seu blog (:

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template