sábado, 4 de agosto de 2012

Paixão, Lauren Kate (Série Fallen #3)

Título Original: Passion
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Gênero: Romance Sobrenatural
Número de Páginas: 377
Ano de Lançamento: 2011
Nota: 5

Antes de Luce e Daniel se conhecerem na Sword & Cross, eles já haviam passado muitas vidas juntos. O amor que Luce sente por ele é maior do que tudo, exceto talvez, pela necessidade de conseguir respostas sobre como quebrar a maldição que rodeia os dois há milênios. Luce então se arrisca a viajar por Anunciadores pelo tempo, conhecendo seus eus do passado e vendo pela primeira vez todas as histórias trágicas que ela e Daniel já passaram, todos os momentos difíceis que ele teve que aguentar após a morte dela. Ele também a persegue através do tempo, pois prometeu nunca abandoná-la. Mas Luce não se deixará ser caçada. Ela sabe que cada vida que sua alma passou contém uma pista para suas perguntas. 


De longe o mais fraco da série. Pra começar, antes mesmo de eu ler, muita gente já falava isso, e digamos que não foi uma notícia animadora, ainda mais depois de Tormenta, que é totalmente incrível e perfeito. Seria bem difícil mesmo competir com o segundo livro da saga, mas acabou que Paixão não chegou nem perto de fazer isso.

Pra começar, aquele problema que eu já percebi que não vai mudar mesmo: melosidade. Quer dizer, tudo bem, eles se amam, se amaram várias e várias vezes por muitos anos, mas não é necessário relembrar isso a cada segundo, a gente já sabe! Toda vez que eu vejo essas demonstrações de amor constantes, tendo a pensar que é algo meio falso, então esse livro foi quase uma tortura. Leitores de Meg Cabot vão concordar comigo: protagonistas misteriosos e fofos, que agem pra demonstrar o seu amor, ao invés de simplesmente falar sobre ele, valem muito mais a pena.

No começo da série, achei que a Luce seria uma daquelas personagens inteligentes, e no fim de Tormenta comecei a admirá-la por não deixar tudo nas mãos de Daniel. Ela queria respostas, e não ia ficar sentada esperando, já que ele não lhe contaria nada. Ela não se contentava apenas com o amor de Daniel: queria saber porque, ver se era realmente tudo aquilo, ou se apenas uma maldição unia os dois, e nada mais. E essa seria uma personagem mil vezes melhor que muitas mocinhas de livros adolescentes, se a Lauren Kate não tivesse arruinado tudo nesse terceiro livro. Luce se mostra fraca e até meio besta, e ás vezes parece que o único motivo dela estar naquela busca é pra dar uns amassos em qualquer Daniel que encontrar pelo caminho. A maldição parece ser até mesmo secundária, o que me irritou bastante. E no final ainda teve uma explicação bem mais ou menos, pois o que importa mesmo é mostrar o romance e não o mistério, não é? HAHAHA, desculpa, eu acho que não. O romance se pode ver o tempo todo, não é algo que vá realmente fazer diferença se não aparecer a cada duas linhas.

Além do mais, a história é cansativa. Se fosse duas ou três viagens no tempo seria legal, mas um livro todo? Sinceramente não acho que tem como isso não acabar em desastre. Parecia que Luce viajava ás cegas pelo tempo, sem fazer ideia do que realmente tinha que fazer. O motivo dela estar lá é pra entender o amor de Daniel, ver se ele era tão real quanto parecia, e não somente uma maldição que recaiu sobre os dois, e apenas umas três histórias do passado deles realmente conseguiam provar isso e dar pistas verdadeiras sobre qualquer coisa. As outras, embora fossem bonitas (não vamos desmerecer, as histórias de Luce e Daniel nas vidas passadas são bem comoventes, principalmente quando a Luce atual não interfere nelas), não acrescentavam nada a história, que não conseguiu prender a minha atenção do mesmo modo que Tormenta ou até mesmo Fallen fez.

Mas não foram apenas de críticas terríveis que minha leitura se baseou: sim, a narrativa da Lauren Kate é ótima, e pra quem gosta de romances impossíveis esse livro é um prato cheio. Sem contar que viagem no tempo é algo que eu sempre me interessei, mais pelo contexto da época, a caracterização dos personagens, etc, do que pela história em si, e Lauren conseguiu fazer isso muito bem. Só achei que os diálogos mais antigos deviam ter palavras mais complicadas porque, bom, são antigos.

Enfim, espero que tenha gostado (:
Beijos
Gabs

P.S. - Não me xinguem, essa é apenas a minha opinião sobre o livro.

2 comentários:

  1. Embora eu goste muito da série, eu concordo exatamente o que tu dissesse. Esse livro foi extremamente cansativo e repetitivo, acho que a Lauren se perdeu completamente. Realmente espero que melhore (e já ouvi boatos que sim) em Rapture.
    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, vamos torcer pra Rapture conseguir voltar a qualidade que a série tinha antes (: EEEEE obrigada!

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template