quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson

Título Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção psicológica
Número de Páginas: 269
Ano de Lançamento: 2009
Nota: 9/10

Lia está doente e sua obsessão pela magreza e pela perfeição a está deixando cada vez mais confusa. Mas ela perde totalmente o controle quando descobre que sua ex melhor amiga Cassie morreu sozinha num quarto de hotel, de modo humilhante. E o pior: ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. A garota está cada vez mais perdida em o que é real e o que é imaginação, nega seu problema e impõe a si mesma regimes cada vez mais impossíveis, em busca de uma perfeição inalcançável. Seus pais e sua madrasta até tentam ajudá-la, mas nem sua doce irmã Emma consegue tirar Lia desse poço no qual ela não consegue - e nem quer - sair. 

Nem todas as expectativas que eu tinha foram atendidas, confesso. Ouvi tanta gente falando super bem do livro, e ele é mesmo muito incrível, só não foi a melhor coisa que já li na vida, não foi um 10. A quantidade gigantesca de metáforas é cansativa e, principalmente no começo do livro, enquanto você não se acostuma com o estilo, o modo como a mente da Lia é descrita pode te deixar confuso, pois, bom, é uma bagunça.

Mas, tirando isso, o livro é ótimo. Da primeira à última página dá pra sentir o desespero de Lia, e como ela fica cada vez pior, além da sua distorção da realidade. Adentramos tão fundo no mundo da protagonista que por alguns momentos é como se nós é que sofrêssemos o distúrbio alimentar.

O livro é forte, pesado, e até o final, é meio difícil ler mais de dois capítulos por dia, a menos que você pare e respire um pouco. E o fim é tão perturbador que chega a ser belo, de verdade. Por mais que eu continuasse nessa de "não leia tudo de uma vez", não consegui evitar e engoli as últimas 100 páginas. Conclusão? Não consegui parar de pensar no livro pelo resto do dia. Ele é daquele tipo que realmente mexe com a sua cabeça, te faz filosofar e querer ir a fundo no assunto.

E sem contar que a capa é PER-FEI-TA!

Espero que tenham gostado :)
Beijos
Gabs

0 comentários:

Postar um comentário

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template