quinta-feira, 29 de novembro de 2012

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Número de páginas: 223
Ano de lançamento: 1999
Nota: 5/5

Mais íntimas que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora e nem para quem escreve. Tudo o que se conhece é o mundo em que vive, e compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock'n roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito. 

"Com certeza, um dos melhores livros que li em 2012". Esse foi o primeiro pensamento que tive quando fechei o livro, e ainda passei a noite sem dormir pensando nele. Sim, é esse tipo de livro. Consegui mais do que tudo relacioná-lo com A Culpa É Das Estrelas, embora os temas sejam completamente diferentes: mas ambos são pesados e doces ao mesmo tempo, problemáticos mas de um jeito adorável.

É aquele livro difícil de ler, não por ter palavras e expressões complicadas, mas por ter uma grande carga de sentimentos. Como é narrado por um garoto, logo pensamos que será um "novo jeito" de ver as coisas, mas Charlie é tremendamente emotivo, e isso te transporta a uma montanha-russa de emoções durante a leitura que é quase indescritível. Por ser pesado, um amigo meu disse que não conseguia ler por muito tempo sem ter que parar, mas pra mim é o contrário: quanto mais tóxico o livro, mais eu me apaixono. Acho que isso vai de cada um, mas quem já leu A Culpa É Das Estrelas deve ter um bom parâmetro se vai ser uma leitura longa ou em partes.

Charlie é um personagem completamente incrível e incomum, ele tem um jeito meio bobão que de início dá até um pouco de raiva, mas ao mesmo tempo não tem como não gostar dele. E conforme o livro vai avançando, você começa a se sentir do jeito que ele se sente, e a pensar do modo que ele pensa.

Escrever a resenha de um livro como esse é particularmente difícil, então acho que um quote diz mais do que tudo:

"Então, essa é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

E pra quem viveu numa caverna no último ano, esse livro foi adaptado pro cinema, dirigido pelo próprio escritor, Stephen Chbosky, e o elenco conta com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Ainda não assisti ao filme mas depois de ler o livro, estou praticamente correndo pra um cinema mais próximo.


Espero que vocês tenham gostado :) 
Beijos
Gabs 

2 comentários:

  1. Depois da resenha fiquei com mais vontade de ler. Não sabia que o livro era antigo. Quero ler já, mas o meu ainda não chegou :(

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sabia, normalmente as adaptações que a gente vê por aí é de livro novo né? Mas siim, leia porque é muito bom!

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template