terça-feira, 16 de outubro de 2012

Adormecida, Anna Sheehan

Título Original: A long, long sleep
Autora: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel
Gênero: Ficção, romance.
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2011
Nota: 5/5

Rose Fitzroy passou décadas imersa em um sono induzido, esquecida no porão por mais de 60 anos. Despertada como por mágica, descobre-se herdeira de um império ainda maior do que no seu "presente". Ela descobre que todos estão mortos: seus pais, seu namorado;  o mundo se tornou um lugar perigoso, mesmo depois dos Tempos Sombrios terem se acabado. Agora Rose precisa se adaptar ao novo mundo, enquanto descobre mais sobre tudo o que perdeu, mesmo que algumas coisas ela simplesmente não queira descobrir. 

Antes de mais nada, preciso dar uma de fangirl um pouco com vocês: A Anna Sheehan me respondeu no Facebook. Sério! Além de comentar que a capa do livro brasileiro é adorável ("isn't it lovely?"), ela ainda é super atenciosa com os fãs e tenta responder a todos (o que foi meio difícil na foto da capa brasileira porque é a que tem mais comentários. E mesmo assim ela me respondeu!). E a Anna é muito sincera, na capa dos livros de vários países ela disse que não tinha gostado muito, ou que eles colocaram coisas meio nada a ver. Enfim, sinta-se livre pra curtir a Anna aqui e stalkeá-la em busca de uma sequência pra esse livro magnífico.

Mas preciso confessar: pensei que não fosse gostar de Adormecida. O livro é meio lento no início, a fase de adaptação da Rose à aquele novo mundo é um pouco chata, não tem outra palavra pra descrever. Só que quando chega na metade pro fim, o livro dá um boom. Mesmo com o início parado, não dá pra dar uma nota menor do que 10 pra ele. Simplesmente amo esse tipo de livro em que você já começa com uma ideia certa, afirmada mil vezes até pela protagonista, e vocês duas acabando quebrando a cara. Sinto falta de acontecimentos inesperados nos livros, então esse me deixou totalmente sem palavras.

Os personagens são muito bons também, principalmente o Otto. Anna conseguiu criar o personagem mais incrível da série mesmo ele não sendo capaz de se expressar com palavras (bom, falando pelo menos. Teclando é outra história...), afinal, quem não ama um garoto misterioso? E a Rose também é aquele tipo de personagem com mais de quatro lados, e você nota a evolução dela, e se irrita profundamente com a pessoa que ela era no passado.

Outra coisa que eu achei tipo uau é que o livro inteiro se passa no futuro. Nos momentos em que é contada a vida da Rose antes dela entrar em estase, o mundo já é distópico e futurista, e quando ela acorda, mais de 60 anos depois, é um universo futurista do futuro. Isso faz com que você não veja quase nenhum ponto do livro que se conecte com a realidade, então ele te transporta pra um universo totalmente novo.

Enfim, se eu pudesse definir esse livro em uma palavra, seria: inesperado.

Espero que tenham gostado :)
Beijos
Gabs

6 comentários:

  1. Gabs! Ótima resenha, parabéns. Sempre te digo que gosto muito das tuas resenhas por parecer de verdade da indicação de um amigo, ter essa certa proximidade.
    E me deixasse mais ansioso ainda pra ler Adormecida, parece realmente bom. Já tá na lista de desejados pra ontem!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, que bom que você gostou! :) E leia siiiim, é genial!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas adoro histórias que se passam em um futuro desconhecido. Esse livro, então, me agradaria! Já vou colocar na minha listinha aqui!

    ResponderExcluir
  4. Siiiim, vocÊ não vai se arrepender :)

    ResponderExcluir

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template